Romance: Tentação da Serpente


Um olhar feminino sobre o Antigo Testamento.
Uma história de mulheres, para mulheres, de que os homens também gostam.

"Tentação da Serpente" é uma reedição de "O Romance da Bíblia", publicado em 2010.

18 fevereiro 2014

Uma grande violência fisica e psiquica por detrás da fotografia vencedora do World Press Photo

Escrito por  
Uma grande violência fisica e psiquica por detrás da fotografia vencedora do World Press Photo
A fotógrafa norte-americana Sara Naomi Lewkowicz foi a vencedora do World Press Photo na categoria de Histórias Contemporâneas. Mas o enredo por detrás da fotografia vai para além do que mostram as imagens, que retratam uma situação de violência doméstica entre um casal. Veja a geleria de fotos escolhida pelo autor do texto, João Miguel Taveres.
Sara Naomi Lewcowicz começou por querer realizar um trabalho sobre a integração na sociedade de condenados após saírem da prisão. Shane, o homem que está nestas imagens, tem 31 anos, e passou metade da sua vida preso. Maggie tem 19. Os seus dois filhos - Memphis, de dois anos, e Kayden, de quatro - não são filhos de Shane, mas de uma relação anterior de Maggie, que terminara meses antes.
Maggie e Shane conheceram-se através da irmã dele antes da sua última detenção. Tornaram-se amigos próximos enquanto ele esteve preso e começaram a namorar quando saiu. Essas são as primeiras imagens que Sara Naomi Lewcowicz tem para nos mostrar. Imagens - grandes imagens, diga-se - de paz e amor (ver galeria de imagens).
Shane estava tão apaixonado por Maggie que pouco depois de terem começado a sua relação fez uma gigantesca tatuagem com o seu nome no pescoço (ver galeria de imagens).
Infelizmente, o seu cadastro criminal e até as suas tatuagens faciais eram um obstáculo na hora de tentar arranjar emprego. Ao mesmo tempo, à medida que a ligação entre ambos se prolongava, ele queixava-se de ela se preocupar mais com os seus filhos do que com a sua relação: "Porque é que eu não posso ser, por uma vez, o mais importante?", perguntava Shane.
Certa noite, saíram juntos sem os filhos. Foram a um bar de karoke local, em Lancaster, Ohio. Sara Naomi Lewcowicz foi com eles.
A noite acabou mal. Maggie foi-se embora após ter acusado Shane de estar a tentar seduzir outra mulher. Um amigo do casal, em cuja casa ambos estavam a viver durante aquela semana, conduziu-a de volta a casa. Quando Shane regressou, estava completamente fora de si, acusando Maggie de o "ter abandonado".
Foi na sequência dessa discussão que Sara Naomi Lewcowicz tirou as fotos que lhe valeram o World Press Photo.
Kayden encontrava-se a dormir durante a agressão, mas a pequena Memphis correu para junto da mãe e recusou-se a sair do seu lado. "Por favor, Shane, deixa-ma tirá-la daqui", pediu Maggie. "Ela não devia estar a ver isto".
Sara Naomi Lewcowicz publicou o seu trabalho pela primeira vez aqui, no final de 2012, e as críticas não se fizeram esperar. Como é que ela podia ter assistido àquilo sem reagir?, porque é que não largou a máquina fotográfica e os foi tentar afastar?, ou pelo menos tirar a criança dali?
Há sobre isso um magnífico texto na Salon, onde se explica que Sara Naomi Lewcowicz foi mais corajosa do que se poderia pensar à primeira vista e coube-lhe a ela telefonar para o núemro nacional de emergência. Além disso, estavam presentes mais dois adultos, amigos do casal, que retiraram rapidamente a criança dali. Mais perturbador ainda: o texto levanta a hipótese de aquela ser, na cabeça de Shane, uma violência tolerável para se ter diante de amigos e de uma fotógrafa estranha. Na verdade, ele queria ir a sós com Maggie para a cave da casa. Mas ela recusou.
Pouco depois, apareceu a polícia.
Maggie chorou e disse que não queria causar problemas a Shane. A polícia respondeu: "Ele não vai parar. Eles nunca param. Habitualmente, só param quando te matam".
De seguida apresentou queixa contra Shane, que agora enfrenta uma pena que pode ir de cinco a 17 anos de prisão, por violência doméstica e violação da sua liberdade condicional.

Veja o texto na integra aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário