Romance: Tentação da Serpente


Um olhar feminino sobre o Antigo Testamento.
Uma história de mulheres, para mulheres, de que os homens também gostam.

"Tentação da Serpente" é uma reedição de "O Romance da Bíblia", publicado em 2010.

01 abril 2015

Contos e Novos Contos Eróticos do Velho Testamento

( ou "O Romance da Bíblia" ou ainda "Tentação da Serpente", ambas edições esgotadas)

Com o "post" anterior, onde transcrevo a crítica literária de Maria Teresa Horta, aos meus Contos Eróticos do Velho Testamento e aos Novos Contos Eróticos do Velho Testamento, lida durante a apresentação do 2º volume desta minha saga das mulheres do Livro do Genesis, pretendo apresentar aos leitores que o desconhecem, este romance (porque de um romance se trata, dado que cada conto é um capítulo da história e vida das mulheres do Antigo Testamento, de Eva a Ester), por ser uma obra muito diferente dos meus outros livros históricos sobre os Descobrimentos ou o D. Sebastião e o Vidente.

Os contos tiveram várias edições em português, foi traduzida para espanhol e italiano e foi também publicada no Brasil. Tornou-se um best-seller na internet-pirata, incluindo uma versão oral, com milhares de leituras e "downloads" (de que não recebi quaisquer direitos de autor).

É de todas as minhas obras a mais intimista e aquela em que emprego uma linguagem poética, que me é própria (nos restantes romances históricos a linguagem é próxima da de um cronista do período a ser tratado): O volume dos "Contos" é mais dramático e dolorido, o dos "Novos Contos" é mais irónico, duros e provocatório.

Dediquei este romance, escrito em duas partes, «A todas as mulheres mal-amadas, sofridas, exploradas, maltratadas, violentadas ou assassinadas em nome de uma religião, tradição, ideologia ou preconceito». 

O assunto continua actual, talvez mais ainda do que no ano da sua 1ª edição. E é desta edição, a primeira, que quero falar.  Porque as posteriores esgotaram ou já não se encontram no mercado.

Contudo, é possível obter estes dois volumes da 1ª edição, quer encomendando-os nas livrarias, quer  quer na própria Editora Livros Horizonte.

Partindo dos estereótipos do Antigo Testamento, pretendi fazer uma saga histórica, mas também poética, sensual, irónica e dramática das mulheres da Antiguidade, que viviam confinadas nas tendas de pastores nómadas ou nos haréns e serralhos dos palácios dos faraós do Egipto ou dos reis da Pérsia e Mesopotâmia, cujos ambientes são recriados com o maior rigor a partir de uma cuidada pesquisa em documentos da época e em obras de História das civilizações pré-clássicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário