Romance: Tentação da Serpente


Um olhar feminino sobre o Antigo Testamento.
Uma história de mulheres, para mulheres, de que os homens também gostam.

"Tentação da Serpente" é uma reedição de "O Romance da Bíblia", publicado em 2010.

12 maio 2014

Dorothy Hodgkin lembrada com google doodle em dia de aniversário

Química bitânica Dorothy Hodgkin, distinguida com o Nobel de Química em 1964, é lembrada hoje com um google doodle, no dia em que se assinala o aniversário. Hodgkin determinou a estrutura da vitamina B12 e ao longo de três décadas estudou a estrutura da insulina e das biomoléculas.
A Google homenageia neste dia 12 de maio o aniversário de Dorothy Hodgkin, lembrada com um doodle que remete para as estruturas tridimensionais das moléculas, que transportou esta britânica para a lista de grandes nomes da Química.
dorothy hodgkin
Dorothy Mary Crowfoot Hodgkin nasceu no Cairo, Egito, a 12 de maio de 1910. Foi uma química de nacionalidade britânica, apesar das suas origens egípcias, filha de um arqueólogo, diretor da Escola Britânica de Arqueologia de Jerusalém. A sua mãe acompanhava o marido nos trabalhos de arqueologia e dedicava-se também à botânica.

Mas Dorothy Hodgkin nunca se sentiu atraída por aquela arte. Desde a adolescência sentiu um apelo pela química. Nesta altura, tem aulas privadas, tendo em vista a aprovação no exame de admissão da Universidade de Oxford, na área de Química e na unidade feminina daquela instituição. E Dorothy Hodgkin consegue entrar em Oxford, em 1928, contava então 18 anos de idade.

Depois de concluir o curso, Dorothy prossegue os estudos na Universidade de Cambridge, onde conclui o doutoramento, em 1937, ano em que se casa com o historiador Thomas Lionel Hodgkin. É nesta altura que a química britânica se começa a notabilizar. O grande reconhecimento mundial ocorre em 1964, quando foi distinguida com o Prémio Nobel da Química, que reconhece a valia do seu estudo sobre a estrutura das proteínas. Dorothy Hodgkin conseguiu determinar a estrutura da vitamina B12. Aprofundou os estudos na área das biomoléculas e determina a sua estrutura tridimensional, através da cristalografia de raios X.

Do encontro com inúmeros investigadores, nasce, em 1947, a União Internacional de Cristalografia, que tem Dorothy Hodgkin como principal impulsionadora. Ao longo de 35 anos, Dorothy Hodgkin fez investigações sobre a estrutura da penicilina e também da insulina - esta última considerada extremamente complexa, à época. É aliás este seu estudo que inspira o google doodle desta segunda-feira, dia em que, se fosse viva, completaria 104 anos.

A partir de 1969, esta química britânica percorre o mundo a participar em palestras onde aborda a importância da insulina na diabetes. Mesmo com a saúde debilitada, devido a uma artrite reumatoide, Hodgkin prosseguiu o seu trabalho, ao longo de anos. Viria a morrer em Ilmington, a 29 de julho de 1994, vítima de um AVC.

Sem comentários:

Enviar um comentário