Romance: Tentação da Serpente


Um olhar feminino sobre o Antigo Testamento.
Uma história de mulheres, para mulheres, de que os homens também gostam.

"Tentação da Serpente" é uma reedição de "O Romance da Bíblia", publicado em 2010.

03 junho 2014

Violência fez desaparecer 25 milhões de mulheres na India

  - Expresso - Sexta, 20 de Setembro de 2013
 Os pais da jovem assassinada por violadores falam sobre a perda, e o papel da condenação no luto da família e de toda a sociedade indiana ao "The Diplomat"
 Para a mãe da jovem vítima de violação coletiva na Índia, "a violência contra as mulheres começa dentro de casa".

Badri Prasad, o pai da jovem indiana que morreu vítima de uma violação colectiva, acredita que a condenação à morte dos violadores "ajuda a prevenir os crimes contra as mulheres", na Índia. Para a mãe, Asha Devi, a filha transformou-se na "filha de todo o país". 

Numa entrevista hoje publicada pelo jornal " The Diplomat ", os pais da jovem falam sobre a perda, e o papel da condenação no luto da família e de toda a sociedade indiana. Enquanto o pai defende a existência de "leis severas para prevenir estes crimes", Asha, a mãe, lembra que a "violência contra as mulheres começa dentro de casa. Só uma mudança de mentalidades pode acabar com a violência. Não podemos estar à espera que a polícia ou o governo nos protejam".

Para prevenir estes crimes, é preciso recordar que as estatísticas revelam a existência de um "generocídio" feminino ao longo de gerações. A taxa de mortalidade das mulheres indianas é "estatisticamente tão anormal que os números sugerem um generocídio", escreve Ram Mashru, num outro artigo publicado pelo "The Diplomat". 

O reduzido número de mulheres em idade casadoira, contribui para a criação e "crescimento de um mercado de noivas no sul da Ásia, onde as mulheres são traficadas e sexualmente escravizadas", acrescenta Mashru. 

Ao contrário do que se verifica em muitas outras regiões do globo, na India, existem mais 13 milhões de homens do que de mulheres no escalão etário que vai dos 15 aos 24 anos, e a proporção é ligeiramente maior no grupo etário que vai dos 25 aos 54 anos. 

Este desequilíbrio, "só contribui para aumentar ainda mais a violência contra o sexo feminino", escreve Ram Mashru.

O censo de 2011 mostra que "nascem 914 raparigas por cada mil rapazes. Estimativas conservadores indicam que, neste momento existem menos 25 milhões mulheres na Índia" do que seria expectável. Esta situação é consequência direta da prática suicidos, abortos-seletivos e assassínios de mulheres, ao longo de gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário