Romance: Tentação da Serpente


Um olhar feminino sobre o Antigo Testamento.
Uma história de mulheres, para mulheres, de que os homens também gostam.

"Tentação da Serpente" é uma reedição de "O Romance da Bíblia", publicado em 2010.

24 outubro 2010

A Cozinha Afrodisíaca e a Bíblia

No Oriente a cozinha afrodisíaca tem uma longa tradição, de cinco mil anos para ser mais exacta. No Antigo Testamento, cujas personagens masculinas parecem obcecadas pelo sexo e pela procriação, há inúmeras referências à esterilidade (das mulheres, nunca dos homens) e a receitas para a sua cura, desde a poligamia ao consumo do vinho de mandrágoras. Também a comida e os banquetes assumem papel de relevo na conquista da mulher ou do homem. Diz o velho ditado que "Pela boca morre o peixe" e a perdição pela comida começou com a maçã da Eva... ou de Adão (iria jurar que foi ele quem pecou, comendo a maçã e depois culpou a mulher, a fim de se safar do castigo divino).

Em muitos lugares onde se passam os episódios de "O Romance da Bíblia", a cozinha afrodisíaca ou erótica era levada muito a sério, sendo mencionados em muitos episódios produtos e pratos que tinham como fim, não apenas deliciar o palato, mas sobretudo avivar os apetites do corpo e tornar as paixões mais fogosas.

No Egipto ou no Líbano, por exemplo, as folhas e as sementes do feno-grego (que se crê terem sido aí introduzida pelos Fenícios) eram usadas como especiarias ou acompanhamento de certas iguarias afrodisíacas, como o Koubbé ou o Taboulé (criado em homenagem a Astarte, a deusa do amor e da fecundidade). Aqui vos deixo a receita, reconstituída por Pino Correnti no seu livro "Cinco Mil Anos de Cozinha Afrodisíaca":

Taboulé de Astarté

Para 4 pessoas

250 g de feno-grego; 250 g de sêmola fina de trigo; 1 kg de tomates não muito maduros; 250 g de cebolas brancas; 250 g de cebolas verdes; 1 dl de azeite; 1 limão; 1/2 ramo de salasa picada; 10 folhas de hortelã-pimenta; 1 cesto de parras comestíveis; sal e pimenta preta moída no momento.

Deite o feno-grego e a sêmola numa peneira fina e deixe correr sobre ambos um pouco de água, para molhar bem os dois ingredientes. Misture com as pontas dos dedos e deixe escorrer antes de os espalhar sobre uma bandeja, a qual deve estar 30 m ao calor, a fim de lhes suprimir o excesso de humidade.

Entretanto pique finamente as duas variedades de cebolas e corte os tomates em pedaços. Em seguida, numa saladeira grande, misture-os com o feno-grego e a sêmola e mexa tudo com o azeite, sumo do limão, a salsa e a hortelã picadas. Tempere de sal e pimenta e deixe repousar a preparação no frigorífico durante 15 a 20 m.

No momento de servir, divida por quatro pratos, cada um deles guarnecido por três parras (que poderá substituir por folhas de alface). Ponha o cesto das parras no centro da mesa e convide os convivas a comer com os dedos, enrolando pequenas porções de taboulé nas folhas.

Nota: Não se esqueça de que os bagos de romã eram considerados como poderoso afrodisíasco. Hades, o Senhor dos Infernos, ofereceu-os a Proserpina, depois de raptar e levar para o Reino das Sombras, para que, comendo os rubis de fruta, já não pudesse ou quisesse deixá-lo. Estamos no tempo no tempo das romãs...

Sem comentários:

Enviar um comentário