Inspirado na Al-Qaeda, milícia islâmica parece trabalhar para implantar emirado islâmico em territórios na Síria e no Iraque
O Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) é um grupo jihadista que age no Iraque e na Síria.
O Levante foi formado em abril de 2013 e surgiu a partir da
Al-Qaeda do Iraque. Desde então, a milícia se tornou dissidente e se
transformou em um dos principais grupos jihadistas, enfrentando as
forças do governo na Síria e obtendo vitórias militares no Iraque.
O último S da sigla em inglês do grupo (ISIS) está relacionada à palavra em árabe “al-Sham”. Isto pode significar o Levante, Síria ou mesmo Damasco, mas, no contexto da jihad global, se refere a Levante.
O tamanho exato desse grupo não está claro,mas acredita-se que tenha milhares de membros, incluindo muitos estrangeiros. Correspondentes afirmam que o grupo pode estar superando a Al-Qaeda e sendo considerado o mais perigoso movimento jihadista do mundo.
A organização é liderada por Abu Bakr al-Baghdadi. Pouco se sabe sobre ele, mas acredita-se que ele nasceu em Samarra, norte de Bagdá, em 1971, e se juntou à rebelião que começou a surgir no Iraque logo depois da invasão liderada pelos EUA, em 2003.
Em 2010 ele chegou à liderança da Al-Qaeda no Iraque, um dos grupos que se transformaram, depois, no Levante.
Baghdadi é visto como um comandante de campo de batalha e um estrategista o que, segundo analistas, faz o grupo ser mais atraente para jovens jihadistas em comparação à Al-Qaeda, que é liderada por Ayman al-Zawahiri, um teólogo islâmico.
Sem comentários:
Enviar um comentário